Quase que podia chamar isto uma espécie de mousse de nutella versão “fit” ou saudável. Mas ainda não é bem isso.
Já havia experimentado uma vez uma receita de mousse de chocolate com abacate, ainda eu vivia no Porto. Se já estava séptica à partida, fiquei ainda pior – odiei mesmo. Ficou apenas uma pasta estranha sem cor, com alguns resquícios de cacau em pó. Escusado será dizer que, depois disto, demorei algum tempo a voltar a testar esta “iguaria”.
Com estes dias todos fechada em casa, e sem sair para um supermercado para comprar um ou outro ingrediente em falta, voltei a querer tentar isto, para matar a vontade de uma mousse mas sem ter de gastar os preciosos ovinhos. Desta feita, usei chocolate em barra (72% de cacau que era o que tinha em casa). E assim mudou a minha existência – ou pelo menos a minha visão de dois dos meus ingredientes favoritos combinados!
Sou fã de derreter chocolate com um pouco de óleo de côco: fica com uma textura super aveludada. O abacate, quando triturado com um pouco de leite (eu usei de avelã) fica bastante cremoso. Depois, é só misturar o chocolate com a pasta de abacate, adoçar a gosto (a minha escolha recai sempre sobre o xarope de ácer) e colocar algumas avelãs cortadas para o meio. Deixar uns 20 minutos no frigorifico para arrefecer e voilá, está prontinha uma mousse de abacate, chocolate e avelãs.
Pode ser feita com banana madura em vez de leite, apesar de ficar mais pastosa. Pode ser usado leite de vaca, de côco, de amêndoa, adoçar com mel ou tâmaras, juntar nozes, amêndoas…Como podem perceber, todo um mundo de possibilidades. Só não deixem demasiado tempo no frio, pois vai ficar demasiado dura. É ideal para fazer mesmo antes de uma refeição para servir de sobremesa.
2 Responses
Não sou a maior fã de abacates, mas essas fotografias da tua mousse deixaram-me de água na boca!
Hehe obrigada!
Não se sente o sabor do abacate, ele apenas dá a cremosidade : o cacau “toma conta” da mousse! Depois é só adoçares ao teu gosto 🙂
Experimenta e diz-me o que achaste ❤️😘