E já se passou um mês desde a nossa escapadinha de 5 dias que nos levou a descobrir alguns motivos para visitar Malta.
Foi uma viagem pouco ou nada planeada, uma vês que o destino inicial eram as Scottish Highlands. Felizmente, a necessidade de vitamina D levou a melhor e lá fomos nós para esta ilha perdida no meio do Mediterrâneo, que tem a felicidade de ter cerca de 300 dias de sol por ano.
Curiosamente, uma das perguntas que mais me fizeram foi precisamente esta: Porquê Malta?
Questões logísticas e restrições de viagens à parte, que mencionei no último post, decidi compilar a minha lista com as Highlights de Malta.
1. A História
Malta é uma autêntica amálgama histórico-cultural desenvolvida ao longo dos séculos, resultado duma imensidão de invasões e colonizações. Desde o Império Grego, Romano, aos árabes, a Napoleão Bonaparte e por último à Grã Bretanha, o país que se tornou independente em 1964 é um livro de história a céu aberto.
2. A Arquitectura
Intimamente relacionada cm o ponto anterior, este é um dos pontos que mais me fascinou nesta ilha. Desde cidades muralhadas a templos tão antigos como as pirâmides do Egipto, há de tudo para todos os gostos. Há zonas altamente Europeias, outras que parecem pertencer ao Norte de África ou Médio Oriente. Algumas partes estão degradadas, outras lindamente restauradas.
As portas são coloridas e pesadas, há nichos de santos espalhados pelas ruas ao largo de toda a ilha e muitas placas religiosas.
E claro, as Varandas – este é o ponto alto e único da arquitectura Maltesa, as imensas varandas de madeira coloridas que dão vida aos edifícios cor de areia.
3. Beleza Natural
Uma ilha essencialmente rochosa, com escarpas, enseadas e vinhas. Há zonas onde o mar é mais azul e há algumas praias de areia muito bonitas. Neste ponto, fiquei com imensa pena de não termos ido a Gozo, já que esta pequena ilha é conhecida por ter as mais bonitas praias e outros sitios lindissimos.
Quem sabe numa próxima?!
4. Cidades Antigas
Mdina foi dos sitios mais fotogénicos pelos quais passámos e adorei vaguear pelas suas ruas labiritincas. A capital, Valleta, tem zonas que parecem ter ficado paradas no anos 50, o que, curiosamente, lhe dá um grande charme Retro.
5. As Vistas
Graças aos imensos cliffs, há todo um sem número de zonas com vistas de cortar a respiração e sitios fabulosos para observar o pôr do sol.
Além disso, em Valleta podemos disfrutar de vistas incriveis sobre as três cidades (Birgu, Senglea e Cospicua).
6. A Calma
No sul, na cidade de Marsaxlokk, consegue-se perceber que a vida aqui é vivida noutro ritmo: sem pressas. Há um mercado tradicional de peixe todos os Domingos e os pescadores saem com os seus barcos coloridos todos os dias.
7. A Comida
Altamente mediterrânica, nos pratos reinam o peixe, azeitonas, alcaparras e o tomate.
Um dos pratos típicos é o coelho estufado; eu optei por experimentar um ravioli de coelho que estava só maravilhoso. O pão – ftira – é divinal e perfeito para deliciosas sandwiches em almoços rápidos.
Alguns pratos têm influências italianas e há, para mal dos meus pecados, um forte legado britânico nomeadamente nos pequenos almoços e no fish and chips.
Digam lá, ficaram convencidos com esta minha compilaçao de 7 motivos para Visitar Malta para a colocar na lista de sitios a descobrir no futuro?