UK Living

A day to celebrate…Pancakes!

Desde que me mudei para o UK, em 2015, que não celebro o Carnaval. Não é uma tradição do país e, como tal, nunca mais tive a oportunidade de me mascarar, ver desfiles e ir passar uma noite a ouvir músicas brasileiras até de manhã. Tenho mesmo de conseguir uns dias de férias nesta alturas, para poder ir celebrar este dia, bem á nossa moda.

Mas, curiosamente, na nossa conhecida Terça-Feira Gorda, aqui celebra-se o Pancake Day (Dia das Panquecas). Os supermercados enchem-se de estantes dedicadas aos ingredientes favoritos para a confecção das mesmas, há competições de virar panquecas e servem-se estas iguarias um pouco por todo o lado.

Eu achei bastante curioso, principalmente por, tal como o Carnaval, ter a sua data móvel, 47 dias antes do Domingo de Páscoa. Esta semelhança despertou-me alguma curiosidade e, depois de algumas pesquisas, percebi a relação dos dois. Pode parecer bastante aleatório mas, de facto, ambas as tradições têm origens e significados semelhantes.

Tal como o Carnaval, que tem origem num ritual pagão, também se celebrava o final da época de Inverno e entrada da Primavera a fazer panquecas, para comemorar o fim da época hostil das colheitas. Com o evoluir dos tempos, este começou a ser um ritual feito antes do jejum que antecede a Páscoa, e uma forma das famílias acabarem os alimentos que não deviam ser consumidos nesse período (como o leite, os ovos e o açúcar).

E assim começou o Dia das Panquecas!

Creio que dia 5 de Março, terça-feira, vou ter um jantar bastante alternativo. E, como é Carnaval, a dieta não vai levar a mal que estas sejam feitas como manda a “lei”, com os ingredientes originais e sem alternativas mais light. Agora, é só pensar nos toppings: do mais tradicional Inglês açúcar e limão, até à Nutella, ou uma versão mais Americana com Maple Syrup e mirtilos.

Qual vos parece melhor?!

Bom resto de Domingo, Carnaval e Boas Panquecas por aí!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.