Love – Food – Travels

Love – Food – Travels

IMG_1094

Alho francês e Gorgonzola – o Risotto

Cozinhar é um dos meus hobbies favoritos. Ajuda-me imenso a relaxar, a pensar e a pôr tudo em perspetiva. E, curiosamente, adoro cozinhar só para mim. Principalmente às sextas-feiras, depois de uma semana geralmente exaustiva de trabalho, não há nada melhor que pôr o Spotify na cozinha e dar uso aos tachos (sim, eu sou da velha guarda, não há cá atalhos com robots de cozinha). A-d-o-r-o.

E uma vez que os domingos também são dias óptimos para se dedicarem à cozinha, hoje partilho aqui um belo Risotto, com ingredientes bem simples.

Alho francês é algo que sempre comi mas nunca soube usar muito bem. A minha avó coloca na sopa, a minha mãe nalguns assados. Mas visto que estamos na sua época, decidi fazer do algo francês o elemento “principal” do prato. Para isso, juntei um sabor bem forte e característico – o do queijo gorgonzola (este risotto só posso mesmo fazer para mim, visto que o marido odeia queijo!!)

Esta receita é mesmo da minha auto recriação, pelo que foi sendo feita e corrigida à medida. Para a base de qualquer Risotto sigo a receita do Genaro Contaldo (podem ver aqui como ele o faz) e sai-me sempre bem.

Sem mais demoras, aqui vai.

Risotto de Alho francês, gorgonzola e nozes.

Pré- aquecer o forno a 180º.

Depois de quente, colocar as nozes a tostar durante 8 minutos. Retirar do forno e reservar.

Levar um tacho (que tenha tampa) ao lume com uma noz de manteiga com um fio de azeite. Quando começar a borbulhar, adicionar a chalota e o aipo picados e um raminho de tomilho. Temperar com um pouco de sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar por 5 minutos, juntar o arroz arbóreo e esperar até começar a “estalar” (2 a 3 minutos depois). Adicionar o vinho e deixar evaporar. Reduzir o fogão para lume médio e começar a adicionar o caldo, uma concha de cada vez. É importante ir mexendo mas não é necessário estar constantemente a mexer ou vai acabar por empapar o risoto. Repetir o processo até o arroz estar quase no ponto e adicionar o alho francês em rodelas. Adicionar uma concha extra de caldo para cozinhar o alho francês. Retirar o tomilho. Quando o arroz estiver al dente e o alho francês cozinhado, adicionar as nozes e envolver. Baixar o lume, colocar um noz de manteiga e mexer bem. Por fim, esfarelar o gorgonzola (sejam generosos na dose) por cima, envolver tudo, colocar a tampa e deixar repousar 3 minutos. Por fim decorar com algumas nozes e tomilho a gosto.

Espero que gostem e Bom Apetite =)

Partilha este artigo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on whatsapp
Share on email

A autora - Margarida

Portuguesa em Doncaster.

Médica Dentista de Dia || Blogger, viajante e entusiasta da cozinha nos tempos livres

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

EnglishPortuguese

This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website.