Cozinhar é um dos meus hobbies favoritos.
Ajuda-me imenso a relaxar, a pensar e a pôr tudo em perspetiva. E, curiosamente, adoro cozinhar só para mim. Principalmente às sextas-feiras, depois de uma semana geralmente exaustiva de trabalho, não há nada melhor que pôr o Spotify na cozinha e dar uso aos tachos (sim, eu sou da velha guarda, não há cá atalhos com robots de cozinha). A-d-o-r-o.
E uma vez que os domingos também são dias óptimos para se dedicarem à cozinha, hoje partilho aqui um belo Risotto, com ingredientes bem simples. Foi a primeira receita que partilhei por aqui e hoje foi recriada na minha cozinha, resultando num update deste post.
Alho francês é algo que sempre comi mas nunca soube usar muito bem. A minha avó coloca na sopa, a minha mãe nalguns assados. Mas visto que estamos na sua época, decidi fazer do algo francês o elemento “principal” do prato. Para isso, juntei um sabor bem forte e característico – o do queijo gorgonzola (este risotto só posso mesmo fazer para mim, visto que o marido odeia queijo!!)
Esta receita é mesmo da minha auto recriação, pelo que foi sendo feita e corrigida à medida. Para a base de qualquer Risotto sigo a receita do Genaro Contaldo (podem ver aqui como ele o faz) e sai-me sempre bem.
Sem mais demoras, aqui vai.
Risotto de Alho francês, gorgonzola e nozes.
Pré- aquecer o forno a 180º.
Depois de quente, colocar as nozes a tostar durante 8 minutos. Retirar do forno e reservar.
Levar um tacho (que tenha tampa) ao lume com uma noz de manteiga com um fio de azeite. Quando começar a borbulhar, adicionar a chalota e o aipo picados e um raminho de tomilho. Temperar com um pouco de sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar por 5 minutos, jjuntar metade do alho francês e o arroz arbóreo e esperar até começar a “estalar” (2 a 3 minutos depois). Adicionar o vinho e deixar evaporar. Reduzir o fogão para lume médio e começar a adicionar o caldo, uma concha de cada vez. É importante ir mexendo mas não é necessário estar constantemente a mexer ou vai acabar por empapar o risoto. Repetir o processo até o arroz estar quase no ponto e adicionar o alho francês em rodelas. Adicionar uma concha extra de caldo para cozinhar o alho francês. Retirar o tomilho. Quando o arroz estiver al dente e o alho francês cozinhado, adicionar as nozes e envolver. Baixar o lume, colocar um noz de manteiga e mexer bem. Por fim, esfarelar o gorgonzola (sejam generosos na dose) por cima, envolver tudo, colocar a tampa e deixar repousar 3 minutos. Por fim decorar com algumas nozes e tomilho ou alecrim a gosto.
Espero que gostem e Bom Apetite =)
Leek and Gorgonzola Risotto
Ingredients
- 1 cup arborio rice
- 1 leek washed and thinly sliced
- 1 L vegetable stock
- 1/2 cup dry white wine
- 150 g gorgonzola cheese
- 1 shallot
- 1 small piece celery
- 1 handful chopped walnuts
- fresh rosemary or thyme
- olive oil, butter, salt and pepper
Instructions
- Pre-heat the oven to 180º. Place the walnuts for no more than 8 minutes. Reserve.
- In a large pan, heat a nob of butter with olive oil. Add the shalot and celery and leave for a couple of minutes to sweat.
- Add half of the leek. After, add the rice to the pan and then the wine. Leave the wine to evaporate completely. Season to taste.
- Add a large scoop of broth to the rice and stir it gently. When most of the liquid is evaporated, repeat the process.
- Keep doing this until the rice is fully cooked. It should still be nice and crispy and not soggy.
- Once done, toss the remaining leeks into the mixture, as well as the cheese in tiny chunks. Rectify seasoning if needed.
- Remove from the heat and leave to rest for a couple of minutes.
- Serve immediately, with the chopped walnuts and herbs on top.