Love – Food – Travels

Love – Food – Travels

easter_-min

Easter Celebrations – Tradições de Páscoa no Reino Unido

E, de repente, estamos novamente na Páscoa.

No ano passado celebrei-a sozinha, em modo FaceTime com a família e com um folar caseiro. Prometemos celebrar em grande este ano – algo que não vai, claramente, acontecer.

Melancolias à parte, hoje o post é sobre as diferenças deste dia em ambos os países.

 

As Tradições da Páscoa no Reino Unido

Crê-se que o nome Easter derive do nome da deusa Eostre, da cultura pagã, que representa a primavera e a fertilidade. Sendo as suas celebrações pela altura do equinócio, acredita-se que estas foram entretanto adaptdas à cultura religiosa que surgiu com as igrejas cristãs.

É sempre interessante ter estas conversas com as minhas colegas e perceber como elas vivem estes dias, num modo tão diferente das nossas celebrações mas, ainda assim, com algumas coisas em comum.

 

1. Easter Egg Hunts

Uma das tradições que acho mais gira, a caça aos ovos de chocolate. Os adultos escondem-nós nos jardins ou por casa, dizem que foi o coelhinho da Páscoa que os deixou, e os miúdos têm de seguir as pistas para encontrar os ovos.

Não é novidade que esta atividade é super popular e tem vindo a tornar-se cada vez mais globalizada.

Aqui, há imensos locais públicos, nomeadamente do National Trust, que organizam esta atividade em larga escala e é algo que acho particularmente delicioso.

 

2. Easter Bonnet Competition

Muito via eu nos supermercados, por esta altura, estes chapéus que não tinham nada de especial. Só recentemente percebi que, a ideia dos mesmos, é serem decorados com o tema da Páscoa. Geralmente esta atividade é feita nas escolas e no infantário.

 

3. Egg Decorating

Os ovos são o simbolo do da nova vida, representando o renascimento de Jesus. Antes de haver os ovos de chocolate, era tradição decorar os ovos com tintas coloridas, algo que, em Portugal, lembro-me de também fazer na escola.

 

4. Maypole Dancing

Quem nunca viu um filme Inglês com crianças a dançar em torno de um poste com fitas coloridas? É a tradicional Maypole Dance. Apesar de ser mais tradicional do May Day (feriado Ingês no inicio de Maio), em alguns locais com festivais de Páscoa organizados ou caças aos ovos são comuns de encontrar. Mais uma tradição que descende, evidentemente, da herança pagã do país.

 

5. Hot Cross Buns

Estes pãezinhos doces com passas, tostados e com manteiga, são o doce mais simbólico da Páscoa por estas bandas. São sempre decorados com uma cruz, simbolo da morte e sacrificio de Jesus. 

 

 

De resto, a nivel de comida, o mais tradicional é mesmo o borrego assadp ou o Gammon (espécie de fiambre de porco, que costumam fazer assado).

Esta vai ser a minha terceira Páscoa celebrada por estes lados, a segunda sozinha.

Este ano decidi começar a criar novas tradições. O borrego vai manter-se presente na mesa, talvez com mint sauce e  acompanhado de Yorkshire Puddings e vinhotinto Alentejano e, em vez de folar, vou fazer uns Cross Buns. 

Um dia quando tiver filhos logo faço as caças aos ovos porque, efetivamente, parecem ser bem divertidas.

E por aí, quais as tradições que mantêm e as que mais gostaram de adoptar? Contém-me tudo!

Uma Boa Páscoa a todos!

Partilha este artigo

A autora - Margarida

Portuguesa em Doncaster.

Mãe a tempo inteiro, Médica Dentista a part-time.

Blogger, viajante e entusiasta da cozinha nos tempos livres!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website.