Eat

Alho francês e Gorgonzola

Cozinhar é um dos meus hobbies favoritos. Ajuda-me imenso a relaxar, a pensar e a pôr tudo em perspetiva. E, curiosamente, adoro cozinhar só para mim. Principalmente às sextas-feiras, depois de uma semana geralmente exaustiva de trabalho, não há nada melhor que pôr o Spotify na cozinha e dar uso aos tachos (sim, eu sou da velha guarda, não há cá atalhos com robots de cozinha). A-d-o-r-o.

E uma vez que os domingos também são dias óptimos para se dedicarem à cozinha, hoje partilho aqui um belo Risotto, com ingredientes bem simples.

Alho francês é algo que sempre comi mas nunca soube usar muito bem. A minha avó coloca na sopa, a minha mãe nalguns assados. Mas visto que estamos na sua época, decidi fazer do algo francês o elemento “principal” do prato. Para isso, juntei um sabor bem forte e característico – o do queijo gorgonzola (este risotto só posso mesmo fazer para mim, visto que o marido odeia queijo!!)

Esta receita é mesmo da minha auto recriação, pelo que foi sendo feita e corrigida à medida. Para a base de qualquer Risotto sigo a receita do Genaro Contaldo (podem ver aqui como ele o faz) e sai-me sempre bem.

Sem mais demoras, aqui vai.

Risotto de Alho francês, gorgonzola e nozes.

Pré- aquecer o forno a 180º.

Depois de quente, colocar as nozes a tostar durante 8 minutos. Retirar do forno e reservar.

Levar um tacho (que tenha tampa) ao lume com uma noz de manteiga com um fio de azeite. Quando começar a borbulhar, adicionar a chalota e o aipo picados e um raminho de tomilho. Temperar com um pouco de sal e pimenta a gosto. Deixar cozinhar por 5 minutos, juntar o arroz arbóreo e esperar até começar a “estalar” (2 a 3 minutos depois). Adicionar o vinho e deixar evaporar. Reduzir o fogão para lume médio e começar a adicionar o caldo, uma concha de cada vez. É importante ir mexendo mas não é necessário estar constantemente a mexer ou vai acabar por empapar o risoto. Repetir o processo até o arroz estar quase no ponto e adicionar o alho francês em rodelas. Adicionar uma concha extra de caldo para cozinhar o alho francês. Retirar o tomilho. Quando o arroz estiver al dente e o alho francês cozinhado, adicionar as nozes e envolver. Baixar o lume, colocar um noz de manteiga e mexer bem. Por fim, esfarelar o gorgonzola (sejam generosos na dose) por cima, envolver tudo, colocar a tampa e deixar repousar 3 minutos. Por fim decorar com algumas nozes e tomilho a gosto.

Espero que gostem e Bom Apetite =)

Leek, Gorgonzola and Walnut Risotto


Course Main Course
Cuisine Italian
Prep Time 10 minutes
Cook Time 35 minutes
Total Time 45 minutes
Servings 2

Ingredients

  • 200 grams arborio rice
  • 20 g celery
  • 1 chalot
  • 1 big leek white part only
  • 150 g walnuts
  • 100 ml white wine dry
  • 600 ml stock vegetable or chicken
  • 85 g gorgonzola cheese
  • butter
  • thyme
  • sea salt, black pepper and extra virgin olive oil

Instructions

  1. Pre-heat the oven to 180ºC. Roast the walnuts for about 8 minutes and set aside. 

  2. Heat up a knob of butter with a drizzle of olive oil. Stir in the chalot, the celery and some thyme and season with salt and pepper. Wait 5 minutes and add the rice ( stir for 2-3 minutes).

  3. Once the rice starts crackling, pour the wine in. Leave it to evaporate.

  4. Reduce to medium heat. Start pouring the stock, one ladle at a time. Stir the risotto, making sure it doesn't dry. Repeat until the rice is almost done.

  5. Add in the finely chopped leek and the remaining stock. Once the rice is al dente and the leek cooked, remove the thyme, add the walnuts and combine them with the rice.

  6. Lower the heat, add an extra knob of butter and finally crumble the gorgonzola on top of he risotto and fold it together. Set aside with the lid on for 3 minutes. 

  7. Correct the seasoning to taste, decorate with some thyme and the remaining walnuts. 

    Enjoy! =)

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.