Portinho da Arrábida
Penúltimo domingo de Agosto, último dia das férias por terras lusas. Almoça-se em família, como deve de ser, pois agora, só no Natal.
O dia esteve estranho até ao início da tarde, chegando a chuviscar aqui perto. Mas o sol teimou em sair e nós em não ficar em casa.
Viemos por aí, sem destino muito certo e decidimos arriscar na Arrábida, onde se via que o céu brilhava à distância.
Digo arriscar porque Domingo e Agosto, por estes lados, revela-se um combo quase desastroso. Mas o último dia de férias tinha de correr bem e fomos brindados, logo à chegada, com um lugar para estacionar (algo quase inédito) sem ser pago! Vir para a Arrábida tem destas coisas: é um Totoloto no que diz respeito a estacionamento.
A serra da Arrábida, situada no distrito de Setúbal, é uma pequena cadeia montanhosa, que se estende ao longo de 35 quilómetros e, pelo seu sopé voltado para o Atlântico, estendem-se várias praias maravilhosas, algumas com areia muito fina, outras com alguns seixos.
O acesso por Setúbal está condicionado a autocarros desde o ano passado, só conseguindo ir-se de carro até à Praia da Figueirinha. Por ser mais perto para nós, viemos pela serra. Ha várias praias, todas elas lindíssimas. Apesar de algumas terem acessos difíceis, como a dos Coelhos, valem sempre muito a pena.
A escolha para hoje foi a praia do Portinho da Arrábida, talvez uma das mais procuradas e conhecidas, onde já não ia há alguns anos.
Situada numa pequena baía, com a verdejante serra nas costas, é uma praia muito bonita e procurada quer para uns banhos de sol como para mergulho, pelas suas águas calmas e super transparentes.
Tivemos a sorte de apanhar a praia com pouca gente e conseguir usufruir da paz que é passar o final do dia a ouvir o mar.
A sua enseada compete, na minha opinião, com qualquer outra praia das rivieras italianas e francesas.
Esta serra é, sem dúvida, uma das minhas zonas favoritas do nosso país, à qual regresso sempre que posso.
Quem desse lado já conhece esta maravilha Portuguesa?
Um óptimo fim de Agosto a todos!