Oh, segunda-feira.
Lá veio ela de novo mas, desta vez, acompanhada de frio e dias dignos de Fevereiro. Voltou a apetecer comidas quentes e reconfortantes em vez de uma saladinha como na semana passada.
Precisamente por isso, decidi partilhar aqui uma experiência recente e muito bem sucedida.
Já há uns tempos que ando a aderir às “meat free mondays” (para desintoxicar das asneiras do fim de semana) e, portanto, hoje decidi fazer uma receita que utiliza Quorn.
O Quorn deriva de uma proteína – Mycoprotein -, de origem não animal, pertencente à família dos cogumelos. Todos os produtos de Quorn apresentam uma baixa percentagem de gordura e elevada de proteína e vão desde a “carne picada” até aos “filetes de frango”. Sei que em Portugal esta alternativa ainda não está muito divulgada mas já é comercializado pela cadeia de supermercados Glood. Talvez daqui a uns tempos escreva um post mais a fundo sobre estes produtos.
Para esta receita, usei a dita “carne picada”, que cozinhei num ragu de tomate e coloquei dentro de umas beringelas com queijo feta e manjericão. Uma espécie de “Italy meets Greece” nos sabores, simples, diferente, e que pode perfeitamente ser feita com carne picada “verdadeira” (idealmente bovino) – deve ficar ainda mais saborosa, pois a gordura da carne enriquece bastante o molho de tomate.
Espero que gostem tanto como eu 😉