Love – Food – Travels

Love – Food – Travels

Junho é o mês, por excelência, das festas populares.

Começam em Junho, pela chegada do Verão, a celebração dos Santos Populares um pouco por todo o país, com bailaricos, fogos de artificio, fogueiras e muita festa. E comida, ou não fossemos nós Portugueses.

Já antes de ir estudar para o Porto já tinha tido a oportunidade de passar lá o São João, santo padroeiro da Invicta cidade, celebrado com a maior festa anual da cidade, na noite de 23 para 24. Devo dizer, que estando eu habituada a celebrar o Santo António em Lisboa, fiquei muito mais fã da tradição Portuense.

A azáfama é inigualável. A multidões reúnem-se nos locais principais, cada largo com o seu bailarico montado. Até aqui, nada de muito diferente. Mas, ou não fosse o Porto povoado por Portuenses, o espirito vivido é 100% diferente. Não sei se terá a ver com as marteladas constantes na cabeça durante a caminhada da Ribeira até à Foz ( feita uma vez, nunca mais repetida enquanto me lembrar da proeza). Talvez seja do cheiro do alho porro nas ruas perfumadas pelas sardinhas assadas ou a alegria que se sente ao ver o céu repleto de balões (e a alegria de conseguir lançar um sem o incendiar no processo!). Não vou sequer falar do melhor fogo de artifício sincronizado que alguma vez vi, com a Ponte D. Luiz I iluminada por uma cascata de fogo preso.

Acho que é uma festa que é preciso ser vivida para se entender e como não há festa como esta e, depois de dois anos ausente, finalmente venho celebra-la onde de direito.

Se, por acaso, ainda não sabem o que fazer hoje vejam aqui o programa oficial completo.

Um Bom São João a todos!

Partilha este artigo

A autora - Margarida

Portuguesa em Doncaster.

Médica Dentista de Dia || Blogger, viajante e entusiasta da cozinha nos tempos livres

Leave a Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

EnglishPortuguese

This website uses cookies to ensure you get the best experience on our website.